Código de conduta ambiental
Leia esta informação importante e contribua para melhorar a qualidade ambiental, a segurança, educar os mais novos e participar na preservação dos recursos naturais.
DEPOSIÇÃO DE LIXOS TÓXICOS
Existem contentores específicos para deposição de resíduos tóxicos, tais como óleos usados e pilhas.
Estes tipos de resíduos devem ser unicamente depositados nos locais apropriados, de modo a serem depois recolhidos por entidades competentes, que os encaminharão para tratamento.
ÓLEOS USADOS DE MOTORES
Contentores azuis localizados nos dois extremos do Centro de Apoio Náutico.
O vazamento para o contentor deve ser feito com atenção para evitar derrame e contaminação da área circundante.
Os contentores são esvaziados regularmente; todavia, caso se verifique que estão cheios, é aconselhável informar um funcionário da Marina de Lagos.
PILHAS
Contentor localizado dentro da lavandaria, no canto SE do Centro de Apoio Náutico.
As pilhas utilizadas não devem ser depositadas nos contentores de lixo doméstico porque existe o risco de contaminação por derrame demetais pesados altamente tóxicos e que não são biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio.
RESÍDUOS DOMÉSTICOS
Não deite qualquer tipo de lixo para o chão. Utilize as papeleiras e contentores.
Os contentores de lixo situam-se nas traseiras do edifício comercial, junto ao edifício da recepção, frente ao Marina Club Lagos Resort e na entrada norte da marina. Todo o lixo doméstico deve ser separado de acordo com os seguintes tipos de contentores existentes na Marina de Lagos:
-
Vidro
-
Papel e cartão
-
Plásticos, embalagens e latas
-
Restos de cozinha e mesa de transportes internacionais
-
Restantes resíduos domésticos
As instruções sobre os materiais proibidos estão afixadas nos contentores.
VIDRO
Contentores no extremo Sul e traseiras do Centro de Apoio Náutico, e frente ao Marina Club Lagos Resort.
As garrafas, frascos e outros recipientes devem estar lavados e ser depositados sem rolhas, tampas e outras peças que não sejam de vidro.
PAPEL E CARTÃO
Contentores nas traseiras do Centro de Apoio Náutico, e frente ao Marina Club Lagos Resort.
Não devem ser depositados papéis plastificados ou sujos.
As caixas devem ser desmanchadas e colocadas dentro dos contentores.
PLÁSTICOS, EMBALAGENS E LATAS
Contentores nas traseiras do Centro de Apoio Náutico, e e frente ao Marina Club Lagos Resort. Todos os materiais devem estar limpos.
RESTOS DE COZINHA E DE MESA
Contentor localizado nas traseiras da recepção da marina.
LIXO COMUM
Contentores nas traseiras do Centro de Apoio Náutico, junto ao edifício administrativo, e frente ao Marina Club Lagos Resort, e entrada Norte da Marina.
O lixo deve estar sempre acondicionado dentro de sacos de plástico resistente, bem fechados, de modo a evitar cheiros e sujidade.
As tampas dos contentores devem permanecer sempre fechadas.
Não deve ser deixado qualquer lixo nos pontões, de modo a evitar cheiros, sujidade e atracção de gaivotas e outros animais.
A deposição de qualquer tipo de lixo fora destes locais representa não cumprimento do disposto no art. 6, n.º 1, alínea c) do Regulamento de Exploração da Marina de Lagos.
DEJECTOS DE ANIMAIS
Uma obrigação fundamental inerente à posse de um animal é a limpeza dos seus dejectos nas vias públicas, não só porque prejudicam a higiene dos locais, mas também porque podem provocar doenças graves. Mantenha o seu animal de estimação sob vigilância e utilize os sacos disponibilizados na envolvente da marina.
DESCARGAS DE ÁGUAS E ESGOTO
É proibido descarregar águas sujas e de esgoto sanitário dentro da Marina (art. 6º, n.º 1, alínea b) do Regulamento de Exploração da Marina de Lagos), seus acessos, no mar ou ao longo da costa.
A Marina de Lagos dispõe de uma estação de bombagem ligada à rede de esgotos municipais, disponível 24h/dia, no pontão de recepção. As fichas para operar o equipamento são disponibilizadas gratuitamente na Recepção.
LAVAGENS E REPARAÇÕES DE EMBARCAÇÕES
Em todas as lavagens a bordo (cozinha, WC, roupa, casco, convés) deverão ser usados apenas produtos biodegradáveis, sem impacto para o meio ambiente, como, por exemplo produtos Starbrite ou EU Ecolabel, disponíveis em supermercados. Para além disso, aconselha-se o uso de uma quantidade mínima de detergentes, de modo a não só poupar produto, mas também minorar a quantidade de resíduo que fica na água.
É proibido usar produtos que refiram: “Nocivo para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático”. Os utentes que utilizarem este tipo de produtos estão sujeitos a sanções previstas na lei.
Enquanto lava a sua embarcação, lembre-se que a água é um recurso escasso que todos devem preservar. Mantenha a torneira aberta pelo tempo estritamente necessário.
As reparações ou trabalhos nas embarcações que impliquem a utilização ou libertação de poluentes não poderão ser efectuados no posto de amarração, sob risco de contaminação do lençol de água e consequente efeito sobre as espécies marinhas, de acordo com o estabelecido no art. 6º, n.º 1, alínea h) do Regulamento de Exploração da Marina.
ÁREAS AMBIENTALMENTE SENSÍVEIS
Existem algumas áreas em redor da Marina de Lagos que são consideradas ambientalmente sensíveis (mais informação disponível no interior do edifício da Recepção):
O Paúl de Lagos é uma zona húmida que se encontra à entrada da cidade.
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina abrange uma faixa costeira virada para o Oceano Atlântica, entre S. Torpes e o Burgau. Muitos ambientalistas consideram esta região a mais bela de Portugal devido ao seu valioso património natural.
A Ria de Alvor situa-se na Baía de Lagos, entre as cidades de Lagos e Portimão, integrando os dois concelhos. A Ria é muito visitada por veículos aquáticos motorizados que provocam perturbações no ecossistema. Assim, não se aproxime muito com a sua embarcação desta zona, pois estará a contribuir para a degradação deste ecossistema.
Todas estas áreas são possíveis de visitar, mas lembre-se que são zonas ambientalmente sensíveis e devem ser tratadas como tal. Para mais informação, consulte o quadro de avisos no interior do edifício da Recepção da Marina.
PRECAUÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA
Procedimentos gerais:
- É proibido fazer lume ou qualquer outro sinal pirotécnico na Marina de acordo com o estabelecido no art. 6º, n.º 1, alínea p) e nº 2 do Regulamento de Exploração da Marina de Lagos.
- Durante a permanência na Marina não é permitido tomar banho, praticar natação e desportos náuticos de qualquer natureza nas águas da Marina, assim como a pesca de qualquer natureza, segundo o disposto no art. 6º, nº 1 alínea s) e nº 2 do Regulamento de Exploração da Marina de Lagos.
- É proibido desenvolver quaisquer actividades que provoquem maus cheiros, de acordo com o estabelecido no art. 6º, nº 1 alínea q) do Regulamento de Exploração da Marina de Lagos.
- Os resíduos e materiais inflamáveis devem ser armazenados afastados de fontes de calor e de inflamação, em locais ventilados.
Se necessitar de mais alguma informação acerca da segurança da Marina contacte o Chefe dos Serviços Operacionais, Carlos Silva, telefones 282 770 210 ou telemóvel 961 678 985.
Em caso de incêndio:
- Existem botoneiras de alarme, devidamente assinaladas, nas caixas dos extintores nos passadiços da Marina. As botoneiras accionam uma sirene de alerta e sistema luminoso junto à base de cada ponte de acesso.
- Existe um Telefone de Emergência em cada passadiço, de onde poderá contactar directamente a Recepção, os Bombeiros e o 112 (n.º europeu de emergência). Se necessitar outro tipo de assistência contacte o segurança através de VHF 9 ou telemóvel +351 919 560 743.
- A Rede de Água para serviço de incêndio é constituída por marcos instalados junto das entradas dos passadiços. As mangueiras encontram-se na oficina, no corredor Norte do Centro de Apoio Náutico. Existem carretéis nos corredores do Centro de Apoio Náutico.
- Os Extintores estão instalados em caixas de cor vermelha com porta de fácil abertura e localizam-se ao longo dos passadiços e corredores do Centro de Apoio Náutico.
- A Marina dispõe de uma embarcação de trabalho e motobomba que deverá ser usada em caso de incêndio em embarcações.
- O material de Primeiros Socorros encontra-se no corredor Norte do Centro de Apoio Náutico (24/7), Recepção da Marina, na oficina de manutenção, na loja 6 do Núcleo Gil Eanes e na recepção do hotel Marina Club.
- As Escadas de Emergência estão situadas em cada extremo e a meio do pontão e instaladas nas estacas dos pontões identificadas com pictograma e topo cor-de-laranja.
- As Bóias de Salvamento estão nos pontões, junto aos extintores.
- Mantenha desobstruídos os acessos a todos os equipamentos de segurança, materiais de combate a incêndios e saídas de emergência.
- Todos os equipamentos estão assinalados na planta correspondente.
Procedimentos a adoptar no posto de abastecimento de combustíveis:
- Se o posto de abastecimento estiver fechado, dirija-se à Recepção da Marina de Lagos, ou contacte-a através do n.º +351 282 770 210.
- Não é permitido fumar.
- É proibido fazer lume ou qualquer outro sinal pirotécnico na marina de acordo com o estabelecido no art. 6º, n.º 1, alínea p) e nº 2 do Regulamento de Exploração da Marina de Lagos.
- Desligar o motor da embarcação.
- Não tentar operar as bombas sem a presença de um funcionário da Marina de Lagos.
- Evite encher o depósito ao máximo, causando derramamento de combustível por regurgitamento ou transbordamento pelo respirador.
- Deverão ser da preocupação do operador do posto de abastecimento, o asseio e a boa apresentação, não só da casa das bombas como também do pontão, zelando para que não permaneçam nos mesmos qualquer tipo de lixo ou sujidade.
- Caso verifique alguma situação que ponha em causa a segurança na Marina, por favor informe qualquer funcionário da Marina de Lagos ou os vigilantes da Securitas.
CONTACTOS DE EMERGÊNCIA
N.º NACIONAL EMERGÊNCIA : 112
VIGILANTE DE SERVIÇO (1º contacto em caso de emergência) VHF 09
BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS: +351 282 770 790
HOSPITAL DISTRITAL DE LAGOS: +351 282 770 100
LUZDOC – CLÍNICA PRIVADA - 24/7: +351 917 811 988
POLÍCIA MARÍTIMA: +351 916 613 499
POLÍCIA SEGURANÇA PÚBLICA: +351 282 762 930